Astrônomos descobrem uma mega-Terra

Foto divulgação : NASA

      Astrônomos ficaram superintendidos com a descoberta de uma decomposição rochosa que pode ter a massa 17 vezes maior do  que a da Terra. A descoberta deste novo planeta foi anunciada hoje (2 – segunda-feira) pela equipe de astrônomos que a chamaram de Kepler-10c.

      Esta descoberta foi apelidada de mega-terra, pois e muito maior do que qualquer outra “super-terra” descoberta até hoje.
          O nome dado Kepler-10c é em homenagem ao nome do satélite que o detectou pela primeira vez, o Kepler. Porém para medir a massa deste planeta os cientistas utilizaram o instrumento HARPS-North do Telescópio Nazionale Galileo (TNG), nas Ilhas Canárias. E para calcular seu amanho, cientistas utilizaram o “método do trânsito”, ou seja, observaram o quanto o brilho de uma estrela diminuía conforme o planeta passava em frente a ela.

             O novo planeta, que tem um diâmetro 2,3 vezes superior ao da Terra, e orbita uma estrela similar Sol uma vez a cada 45 dias. Ele está localizado na constelação de Draco, a cerca
de 560 anos-luz da Terra.

       Segundo estimativas dos astrônomos, o  planeta tem aproximadamente  11 bilhões de anos, sendo assim nasceu três bilhões de anos depois do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo, período que os elementos pesados, necessários para a formação desses planetas, ainda eram muito poucos e escassos.

          “Este é o Godzilla das terras”, disse Dmitar Sasselov, pesquisador do CfA (Centro para Astrofísica Harvard-Smithsonian – responsável pela análise de dados que resultou na descoberta) e diretor da Iniciativa Origens da Vida, de Harvard. “Mas, diferentemente do monstro do cinema, Kepler-10c tem implicações positivas para a vida.”

       Para Sasselov essas características e descobertas são provas de que planetas do tipo terrestre também se formaram muito cedo na história do universo, e com isso os fazem querer descobrir e buscar outros planetas e estrelas que poderia ser habitáveis que antes eram ignorados. 

    Curtiram? Alguém se habilita?

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Post

Cidade subaquática é desenvolvida em projeto futurista

Next Post

A Yakuza está personalizando Lamborghinis de uma forma insana [vídeo]

Related Posts