Coronel Paulo Malhães que confessou crime de tortura foi encontrado morto no Rio

Fonte : blogdomello.blogspot

O coronel do Exército que participou da Ditadura Militar que confessou na Comissão Nacional da Verdade que havia participado de crimes de tortura foi encontrado morto em seu sítio na manhã de sexta-feira (25). 
Segundo a polícia, três criminosos invadiram o sítio de Malhães, renderam ele, sua mulher e o caseiro. Durante a ação dos criminosos, o militar foi morto. O corpo do coronel Malhães está no Instituto Médico Legal de Nova Iguaçu, onde será determinada a causa da morte.

Ex-agente do Centro de Informações do Exército, o militar prestou depoimento no dia 25 do mês passado na Comissão Nacional da Verdade, quando admitiu ter torturado, matado e ocultado cadáveres de presos políticos durante a ditadura militar. No depoimento, ele disse não se arrepender de nada e contou como funcionava a Casa da Morte, em Petrópolis, na região serrana, centro clandestino de torturas, onde teriam sido assassinadas 20  pessoas.

O presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse que a morte precisa ser investigada com rigor, porque o coronel reformado foi agente importante da repressão política e detentor de muitas informações sobre a ditadura.

Assista abaixo o depoimento do deputado Malhães.

Fonte : www.ebc.com.br

Bom, de acordo com a notícia, o coronel Malhães foi assassinado após ter confessado o crime de tortura durante a ditadura militar. Além de ter confessado ele disse que não se arrepende de ter feito isso. A primeira coisa que vem à nossa cabeça é : alguém contra a ditadura o assassinou ! Concordo. Se você que está lendo essa postagem tivesse sido torturado também teria vontade de fazer isso certo ? Pois é. Mas, dentro da repercussão dessa notícia houve muitas contradições. O site da globo publicou primeiramente que o corpo não tinha sinais de bala e sim de asfixia. Tanto pode ter sido um latrocínio quanto um assassinato. Contudo, o mesmo site de notícias publicou que o coronel poderia ter sofrido um infarto, depois, publicou que testemunhas podem ajudar com o retrato falado dos assassinos. Existe uma grande controvérsia e uma grande especulação é feita nesse sentido, uma vez que , ele pode ter sido assassinado por ter revelado que foi participante de crimes , isto é, pelos próprios outros torturadores, ou por ter confessado, isto é, alguém pode ter se vingado; Da mesma forma que pode ter sido uma coincidência.

Estamos em um momento muito delicado em nosso país. Sabemos que lá atrás, quando aconteciam esses crimes, eles eram “justificados” por que os militares diziam ser os “salvadores da pátria”. Contudo, é claro que se alguém que sofreu na mão de tais torturadores tivesse a oportunidade de “revidar” na mesma moeda, faria o mesmo ou um pouco do que sofreu. Você não faria ? Nessas horas o princípio de não se pagar mal com mal não é válido. A tortura causa vergonha e gera ódio dentro das pessoas. Acredito que apesar de vivermos em uma “suposta” democracia, o circulo cada vez mais está se fechando, veja o marco civil por exemplo. Claro que toda lei abre brechas, certo? Mas, se o povo não lutar contra isso, daqui alguns anos, meses , ou quem sabe em menos tempo , teremos uma nova “ditadura petista”. O fato de existirem políticas assistencialistas não torna essa visão crítica diferente. Mas e aí – Quem matou o coronel ? Militantes ou ex-aliados ? 

Total
0
Shares
2 comments

Deixe uma resposta

Previous Post

Nissan apresenta carro que não precisa ser lavado

Next Post

Campanha : Somos todos macacos gera polêmicas entenda o porque

Related Posts