Curiosidades sobre a cera de ouvido

   Qual é a primeira coisa que você lembra quando ouve falar em cera de ouvido ? Para alguns, a sensação de nojo. Outros, lembram da saga Harry Potter (quem assistiu sabe). Porém, quase todos nós já ouvimos aquela história de que não se deve tirar/limpar a cera do ouvido. E isso é de fato uma verdade. Segundo pesquisas científicas, a cera de ouvido é uma substância comumente produzida por mamíferos – inclusive os humanos – como se fosse uma proteção natural.

   

   Além disso, a cera de ouvido ou cerume varia de acordo com a dieta, etnia, ambiente e faixa etária da pessoa. O que se sabe é que ela é produzida por glândulas sebáceas e formada por compostos orgânicos como ácidos graxos saturados e insaturados de cadeia longa, colesterol, etc. 

Mecanismo de limpeza 


   Apesar de parecer nojento, a cera de ouvido protege a parte interna do nosso canal auditivo, evitando que entre poeira, partículas pequenas e uma consequente infecção. O nosso canal auditivo é como se fosse um “beco sem saída”, por isso não consegue “jogar fora” as células mortas. A cera de ouvido faz o trabalho de limpar o canal retirando e retendo as células mortas. 

   Em algumas pessoas pode ocorrer o processo inverso , devido a inserção de algum objeto (como as hastes de algodão) ou algum problema em sua anatomia.

Alguns problemas 


   Como a cera de ouvido não para de ser produzida e pode ficar no canal por meses ou até anos, o excesso dela pode causar alguns problemas como dor, irritação,obstrução do canal, infecções e um zumbido que não se sabe de onde vem conhecido como tinnitus.

   A obstrução pode causar prejuízos a audição. Mais de 35% dos idosos com mais de 65 anos tem esse problema, que é resolvido com a retirada da obstrução. 

Limpar ou não limpar, eis a questão ?



   Limpar os ouvidos frequentemente com as hastes de algodão podem prejudicar o mecanismo autolimpante da cera de ouvido. Porém, não limpá-lo pode causa a obstrução do canal e consequente perda parcial da visão. Contudo, o que se pode fazer então ? 
   Algumas vezes, você pode tentar colocar algumas gotas de óleo de amêndoas ou azeite de oliva para estimular o processo de auto limpeza dos ouvidos, amolecendo a cera. 

   O que se poe dizer, é que apesar de parecer nojento , a cera de ouvido é mais um mecanismo do nosso corpo para nos proteger de infecções assim como as lágrimas, cutículas, etc. Liberdade !!! Sem hastes de algodão ! 

  

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Post

Jovens criam café comestível em barra

Next Post

Você sabe porque o Facebook não tem botão ‘Dislike’ ? Para evitar cyber bullying

Related Posts