Óculos inteligentes ajudam deficientes visuais à enxergar

Mais uma vez a tecnologia promete auxiliar a vida de pessoas que perderam algum dos sentidos. Os pesquisadores da Universidade de Oxford notaram grandes avanços no uso de óculos inteligentes, desenvolvidos para auxiliar deficientes visuais a enxergar. O anúncio foi feito no início desta semana e, entre as inovações, os óculos fazem com que o usuário consiga mais definição e brilho sobre o que o cerca.
O mecanismo dos óculos parte do mesmo princípio de uma câmera 3D que aproxima a imagem que pretende ser vista, da lente. Antes de serem projetadas em tempo real, as figuras captadas pelos óculos vão para um computador onde são processadas. Durante o procedimento, o aparelho fez com que pessoas cegas ou parcialmente cegas, enxergassem seu cão-guia pela primeira vez. Foi uma experiência incrível.
Projeto traz mais definição e brilho à imagem.

Até o final do ano, serão produzidos 100 dispositivos, que devem ser entregues a deficientes visuais. O aparelho ainda é grande e precisa estar conectado a um laptop que fica no interior de uma mochila. Porém, projetos para diminuir o tamanho do mecanismo já estão sendo realizados.
Testes
Lyn Oliver, de 70 anos de idade , foi uma das pessoas que testaram a nova tecnologia.  A britânica tem uma doença degenerativa que faz com que ela tenha uma visão limitada, a “retine pigmentosa”.  Lyn foi diagnosticada quando tinha apenas 20 anos e enxerga apenas movimentos e manchas. Desde que iniciou os procedimentos, a senhora já tentou usar outros protótipos, mas o último é o que obteve mais sucesso.
“Se você andar por aí, vai poder navegar através de portas e ver os perigos no chão nos quais você pode tropeçar. Então você poderá ser mais independente e andar com mais tranquilidade”, afirmou Stephen Hicks,líder do projeto, em entrevista à BBC. “As pessoas adoraram. Eles destacaram o quanto conseguem ver agora. Podem ver os detalhes nos rostos, podem ver as próprias mãos. E comentaram como conseguiram ver o cão-guia pela primeira vez”.
Acompanhada pela rede BBC, a senhora Lyn Oliver testou seus óculos em um mercado da cidade de Oxford, Inglaterra. “Posso ver você! Estou olhando!”, disse a britânica, que garantiu ‘não precisar pensar’ para ver.
No futuro, espera-se que o custo dos óculos inteligentes seja menor, equivalente a um telefone celular. Já existem muitas tecnologias que auxiliam deficientes auditivos, um aparelho que pode ser controlado pelo Iphone. Para mais informações Clique aqui. O fato é que enxergar de novo ou enxergar pela primeira vez deve ser algo fascinante. 

Fonte : BBC

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Post

Conheça a série do Kiko do chaves

Next Post

Jovem emagrece 165 kilos para conquistar namorada

Related Posts