Os 20 anos do plano real


No ano de 2014, “comemoram-se” 20 anos de um fato histórico : O Plano Real. Para quem não sabe o que foi e o que representou politico/economicamente esse ato político, vamos relembrar um pouco da história.

Mais ou menos a partir de 1979, o Brasil estava passando por um processo de redemocratização pós ditadura militar. Os governos militares no começo, tinham uma aparência boa economicamente. Importantes índices econômicos como o PIB chegaram à 11,0 %. Contudo, no decorrer de tal ditadura o país foi ficando com uma inflação muito elevada, devido ao fracasso do Milagre econômico, a crise do petróleo,dentre outros fatores sociais.

Com a abertura econômica e o fracasso de vários planos econômicos realizados já em regimes democráticos, em 1992 Itamar Franco assumiu o poder, juntamente com Fernando Collor que era seu vice. Nessa época, a inflação girava em torno de 2,700% ao ano ! Fernando Henrique Cardoso viu em tal situação uma oportunidade econômica. Então, ele foi convocado para formular um plano que fizesse com que a inflação caísse. O plano lançado foi o Plano real , que é lembrado até os dias de hoje. Foi criada a URV (Unidade Real de Valor ) que era um indexador de valores. O que é isso ? Imagine um espiral, como de um caderno. O objetivo da URV era se manter na média de crescimento do dólar para que com o tempo se tornasse igual à ele, o que significaria uma economia forte para o país, que não pagaria taxas absurdas de importação e desvalorizaria o dólar, competindo de igual pra igual. Contudo, o que Fernando Henrique não “sabia” é que a economia brasileira não era igual a economia dos EUA. Esse plano também visava desestimular o consumo através das propagandas, afim de que a procura fosse pouca logo o preço do produto também cairia. É nessa época que mudo a moeda de cruzeiro para real.  

Historicamente falando, esse plano econômico nada mais foi do que uma campanha eleitoreira de FHC,já que o mesmo se candidataria nas próximas eleições. Em 1994 ele ganha as eleições sem nenhuma margem para segundo turno. O Brasil era uma economia agrária de exportação, ou seja, plantava para exportar. No início, parecia que tudo estava perfeito, a inflação baixou. Porém, como a economia brasileira estava “atrasada” deu-se início as privatizações e a introdução de tecnologia na economia, o que fez com que a pobreza,miséria e violência no país aumentasse – onde começou a distinção das classes sociais. Muitos estavam desempregados, o que deixou a população sem o poder de compra. Um terço da população brasileira era considerada pobre, e o que acontecia com quem não tinha dinheiro para comprar o que precisava ? Ia para as ruas, roubar, por que não tinha emprego. Além disso, muitas nações econômicas enfrentavam crises graves economicamente, oque afetava diretamente o Brasil, que por sua vez, tinha de aumentar as taxas de juros para pagar as dívidas que já haviam sido feitas.

 Por fim, quando se ia no mercado só se escutavam os barulhos das máquinas de preço. Os produtos às vezes tinham três , quatro etiquetas porque era necessário trocar toda hora os preços.  A crise social com certeza aumentou e deu origem ao que os historiadores chamam de apartheid social. Por fim, o Plano Real foi aparentemente uma ideia genial no princípio, mas posteriormente a população sofreu consequências severas.

No governo posterior, surgiu Luís Inácio Lula da Silva, e várias políticas novas foram criadas para tentar conter a crise. Durante muitos anos, a população brasileira enxergava nitidamente a divisão entre ricos e pobre. Atualmente, ainda vemos essa divisão, de maneira mais camuflada, mas visível. O que acontece é que, sempre vai haver distinção social dentro de um sistema capitalista – Um tem que trabalhar duro para o outro enriquecer ! 

Assista abaixo alguns comerciais da época.

1 URV = 1 real /  1 real  = 2.750 cruzeiros reais. 

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Post

Os melhores filmes para o segundo semestre em 2014

Next Post

Você conhece o homem que cheira as coisas que vão para o espaço ?

Related Posts