Pesquisadores usam iPhone para criar pâncreas artificial

   A partir de um iPhone 4s, um sistema foi desenvolvido, este poderá ser usado como pâncreas artificial e regular o nível de açúcar presente no sangue de pessoas com diabetes tipo 1. 

    Os resultados obtidos em testes foram além do esperando, tão satisfatório que os pacientes lamentaram ter de devolver o equipamento.

 

    Trata-se de um dispositivo que está em desenvolvimento há anos. A versão atual consiste em um iPhone 4s ligado a um monitor de glicose, duas bombas, reservatórios de insulina e também glucagon.

      O dispositivo que irá ajudar muitas pessoas, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Boston e da Escola de Medicina de Harvard.

      O pâncreas artificial funciona da seguinte forma, o paciente
recebe um sensor que mede a
glicose no fluido entre as células,  em um dos lados do abdômen e também sob a pele, este dará dados precisos iguais aos que seriam obtidos em uma coleta de sangue. 

       O sensor se comunica com o iPhone, onde a cada
cinco minutos ele calcula a dose de insulina necessária e bombeia o
medicamento pelo outro lado do abdômen, além destes, o dispositivo conta com outros recursos, como por exemplo a possibilidade de calcular as doses de
insulina de acordo com o tipo de alimentação consumida pelo paciente e assim e distribui-la.  

    A FDA, órgão regulador norte-americano, já aprovou o pâncreas artificial, sendo assim daqui a cerca de 18 meses ele poderá estar disponível, afirma o portal Setor Saúde.

    O melhor deste projeto está nas possibilidades e no controle maior que o usuario tem de sua saúde, com isto ele pode comer certos alimentos controlando a quantidade por exemplo sem descuidar da saúde.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Post

Humorista que imita a Dilma é censurado e agredido em Búzios

Next Post

Jovem de 19 anos cria tecnologia que pode limpar os oceanos

Related Posts