Uso de recursos de placa de vídeo auxiliam médicos em diagnósticos de câncer

Fonte : www.engadget.com.br

Para quem não sabe, a GPU é como se fosse um processador de uma placa de vídeo, que é utilizada nos computadores para recursos de imagem. A GPU aumenta, por assim dizer, os recursos de imagem e vídeo de uma placa, processando mais detalhes de imagens em um tempo menor, ou seja, quanto maior a capacidade de processar essa imagens rapidamente, mais detalhes podem ser obtidos.

Além disso, sabe-se que o câncer é uma das doenças que mais mata pessoas nos últimos anos, devido à demora do diagnóstico ou a descoberta em um estágio muito avançado. Mas você, caro leitor, deve estar se perguntando : “Afinal, o que as GPUs tem à ver com isso ? “. Acontece, que esses recursos que muitos pensam ser usados só para melhorar o desempenho de jogos em um PC estão sendo de grande ajuda para a medicina.

Esse recurso tem sido usado por médicos e especialistas afim de auxiliar no diagnóstico do câncer. Para se diagnosticar um tumor , por exemplo, é preciso primeiro um exame de imagem – a tomografia – para saber se existe ali algo que possa ser diagnosticado como células cancerígenas. As imagens são processadas por uma CPU comum,(dentro de padrões , é claro) como a que você tem na sua casa. Porém , para se criar uma imagem eram necessárias 70 horas (sim,quase 3 dias). Comparando com o uso das GPUs, esse processo leva apenas 10 segundos (acho que ficou mais rápido não ? ).

Este estudo foi anunciado no começo deste mês, por médicos da Universidade de Texas e do Centro Médico de Dallas , que usam a tecnologia em radioterapias para pacientes com câncer com o objetivo ajudá-los na recuperação. As pesquisas começaram em 2009, e vem apresentando vários progressos dentro da área da medicina.

“Quando os pacientes com câncer são submetidos ao tratamento de radioterapia, uma tomografia é realizada para fornecer aos médicos um visual do tecido doente e do tumor. Assim, os médicos desenvolvem um plano de tratamento personalizado para cada paciente, que vai receber a radioterapia diariamente durante várias semanas. No entanto, todos os pacientes que realizam o tratamento têm o tumor e o tecido doente modificado”, explica Jiang. “Assim, novas imagens devem ser realizadas”, completa.

Jiang, e sua placa de vídeo

“Um tumor pode encolher em reposta à radioterapia e os órgãos podem mudar”, disse Jiang. “Desde que possamos realizar um cálculo rápido (com GPUs), também é possível desenvolver um novo plano com base na anatomia atual. Nós fazemos isso não apenas para nos divertir ou para publicar artigos, mas também porque queremos ajudar os nossos pacientes”.

As GPUs são utilizadas por jogadores,que querem aumentar os recursos gráficos de seu computador, para utilizar jogos 3D e não ficar travando e tudo mais, por isso a tecnologia fez sucesso na área médica. Para potencializar ainda mais os recursos de tal tecnologia, é preciso utilizar processadores que gerem mais pixels de uma mesma imagem de maneira simultânea,segundo os engenheiros.

As GPUs executam várias tarefas paralelamente, significando que não é necessário terminar um trabalho antes de se iniciar o outro”, afirma Hector Marinez, diretor de comunicação da NVIDIA. “Nos últimos anos, vimos diferentes usos para uma GPU. E, com tantas informações, são necessárias ferramentas que podem processá-las mais rapidamente”, afirma Marinez.

Juntamente com o uso dessa tecnologia , a Samsung juntamente com a Universidade de Viena, desenvolveu um aplicativo que pode auxiliar na descoberta e no monitoramento de imagens que possam ser uma indicação de um câncer. Esse aplicativo é chamado Power Sleep. Como o nome diz, ele funciona enquanto o usuário está dormindo, usando os recursos de hardware do smartphone. Ele processa essas informações, roda os dados e os envia para a universidade , para fazer análises. Esse aplicativo faz com que seu smartphone seja uma parte de um supercomputador. É muito legal saber que cada dia surge algo novo na área de tecnologia (inteligência artificial) que possibilita o auxílio à medicina. O mais importante é ressaltar que independente das tecnologias AJUDAREM é indispensável o acompanhamento com um especialista.

As tecnologias não só possibilitaram a redução de fronteiras físicas e distâncias, como também ampliaram horizontes antes inexplorados pela medicina. Todos os dias surge um novo projeto ou uma nova tecnologia que ajuda os médico à executarem seu trabalho de maneira mais rápida,certeira, e eficiente.  O vídeo abaixo mostra um pouco sobre o aplicativo Power Sleep,falando que ele deve estar conectado à tomada durante a noite, que a rede Wifi precisa estar conectada e que não existe o acesso à dados pessoais do usuário como, mensagens,contatos, e etc. Está em inglês, mas vale a pena assistir.



E você, o que achou ? Curta,comente,compartilhe e deixe sua opinião ! Abraços e até o próximo post ! 

Fonte : www.tecmundo.com;SouthWestern Medical Center.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Post

Inventor cria “garras” idênticas às do Wolverine, do filme x-men , utilizando a tecnologia

Next Post

TIM lança banda larga de 1 Gbps de download a mais rápida do Brasil

Related Posts