50 anos da Ditadura Militar no Brasil

       Em 1964 houve o Golpe Militar no Brasil. O ano de 2014 marca 50 desse golpe no Brasil. Primeiro precisamos entender o porque desse golpe. A crise do estado populista, o aumento da hiperinflação, a Guerra Fria…todos esses fatores culminaram no Golpe.A deposição do presidente João Goulart marcou o início do regime militar. O que se sabe nos dias de hoje é que houveram vários ditadores (Marechais) primeiro de uma linha moderada ( Tenentes ou formados pela Escola Superior de Guerra) e mais tarde aqueles que eram de baixa intelectualidade e instauraram um regime de linha dura. A população brasileira perdeu seus direito com a criação dos Atos Institucionais, que eram decretos-lei que fortaleciam o poder do executivo. Fechar o congresso, prisões, legalidade da tortura,censura,entre outras coisas terríveis, foram possíveis devido aos Atos Institucionais. Os sindicatos foram manipulados de forma que não existiam mais greves.
                Muitas pessoas que não viveram (não foram militantes de esquerda – contra a ditadura) acreditam que o regime foi bom para o país, porque de fato, sua imagem era muito boa graças ao que chamamos de Milagre Econômico brasileiro que foi o momento em que o PIB alcançou mais de 10%. Contudo essa imagem era irreal, já que todo esse aumento era associado ao capital estrangeiro.  Com o tempo, esse milagre fracassou, e o governo começou à cair no descrédito. Crimes de tortura, alta inflação se somaram e contribuíram para que cada dia mais o governo fosse perdendo sua popularidade. Com isso, à partir do governo do General Geisel, começou – se um processo de abertura política, que deveria ocorrer de maneira “Lenta, Gradual e Segura” , segundo os militares. Tudo isso para evitar uma ameaça comunista. Já no governo do general Figueiredo foi estabelecida a anistia que perdoava todos os presos políticos e exilados por perseguição do governo. Essa lei foi contraditória, apesar de afirmar que não perdoaria crimes de sangue os torturadores foram perdoados pois em nome da democracia os mesmos não poderiam ser presos.
      As eleições eram indiretas ainda. Neste mesmo ano, ocorreu o Movimento das ” Diretas já ! ” que foi uma manifestação da nação brasileira para que as eleições fossem diretas. O hino nacional foi entoado de uma maneira que jamais na ditadura poderia se entoar. Atores, cantores, e partidos se envolveram nessa campanha, mas ela fracassou. À partir daí foi instaurada uma República Nova que culminou até nossos dias atuais. Hoje, existe a Comissão Nacional da Verdade, cujo objetivo é esclarecer crimes de tortura e mortes que ocorreram ,não se sabe como ,até os dias atuais.
Sabemos de casos como o do Jornalista Vlado (Vladimir Herzog) que foi assassinado (comprovado) durante o regime. Com a Comissão Nacional da Verdade, surge uma esperança para aqueles familiares que não sabem se seus parentes morreram ou foram assassinados,torturados,desumanizados ! É claro que a tortura é algo que deixa marcas em todas as pessoas, não somente físicas. Por isso, é importante que a juventude brasileira lute contra as políticas que surgem para restringir nossa liberdade.
 Você já ouviu falar do Marco Civil ? Ou estava fazendo qualquer outra coisa ? Existem brechas na lei brasileira, e daqui à pouco tempo se não formos às ruas, viveremos em uma ditadura petista ! Liberdade ! Igualdade ! Justiça ! Fraternidade ! Eis os ideais da Revolução Francesa ! Vamos às ruas exigir nossos direitos – saúde, educação, liberdade de expressão , e não aceitar uma polícia repressora como a que ainda temos em nosso país ! 
Vivemos em regime que a democracia nos da a mão e apunhala  pelas costas ! A mídia faz a imagem do governo e nós (trouxas) estamos aqui aceitando enquanto deveríamos ir às ruas, lutar por nossa liberdade.
Que sejam 50 anos para esquecer e enterrar cada dia mais esse passado de chumbo que amedronta todos nós ! Se você é à favor de uma ditadura eu te digo : Provavelmente você não viveu em alguma ! 
E você o que acha ? Comente curta e leia sobre o Marco Civil, pois você corre o risco de não acessar mais esse Portal por causa dele ! 

Enquanto isso na USP => Professor da USP defende ditadura e alunos protestam

Total
0
Shares
1 comment
  1. tem gente pedindo a ditadura não aguenta mais essa corrupção e impunidade certo.
    mas fazer isso e voltar para traz .
    e errado temos que fazer diferente algo novo voltando a ditadura so vamos adiar um problema
    isso não resolve temos que arrumar outra alternativa, temos que ser originais e mais espertos.

Deixe uma resposta

Previous Post

Google contrata ‘mestres Pokémon’ para Google Maps

Next Post

Darth Vader se candidata à presidência da Ucrânia

Related Posts